Consumir barra de cereal emagrece mesmo? Será que é verdade? Veja esse estudo dizendo sobre isso.
Quando estamos passando por uma dieta ou reeducação alimentar, sempre incluímos produtos conservadoramente saudáveis, mas isso não é novidade alguma, afinal, uma dieta ou reeducação pede por alimentos mais nutritivos. Mas, como nós, brasileiros e brasileiras, adoramos uma praticidade, porque não misturar o saudável com prático? E é exatamente isso que as barras de cereais propõem. São práticas, mas, são realmente saudáveis?
As barras de cereais são consumidas por várias pessoas, inclusive crianças, e a variedade nos mercados é enorme. Há dezenas de marcas espalhadas por aí. O que nos resta saber é se todas são confiáveis e cumprem com o que prometem, pois, as embalagens são tentadoras, elas realmente nos mostra que é uma super amiga da nossa dieta, e muitas das barras de cereais são muito saborosas, porque não consumi-las? Bom, a barra de cereal pode não ser tão saudável assim, alguns dos principais problemas envolvidos nisso podem ser: quantidade de açúcar, gordura e calorias.
Será que a Barra de Cereal Emagrece e faz bem ?
Lembram-se do que sempre comentamos sobre produtos industrializados? Revejam sempre os rótulos e informações nutricionais, outro fato importante é compreender que, o primeiro ingrediente mencionado nas informações, é o principal constituinte do produto. E geralmente, uns dos primeiros ingredientes que aparecem em barras de cereais, é o açúcar. Isso, definitivamente, não é um ponto positivo.
É importante analisar todos os produtos que compramos. As barrinhas de cereais deveriam ser um produto prático e rico em fibras, o que certamente provocaria certa saciedade no consumidos e atenderia o objetivo do produto. No entanto, infelizmente, não é isso que acontece. Muitas vezes, esses produtos costumam apresentar baixo teor de algum composto, como por exemplo, gorduras, em contrapartida, apresentam maior teor de outro composto, como açúcar, por exemplo. Reavaliando o contexto, nunca estamos sendo diretamente beneficiados com o consumo desse produto. Por isso é importante estar atento a todas as informações contidas na embalagem do produto para não se deixar enganar por alimentos ditos como dietéticos ou light.
Não é novidade que muitos compostos são utilizados para aumentar a vida útil do produto e melhorar o sabor e a textura deste, no entanto, esses compostos não são nem um pouco saudáveis, pelo contrário, podem contribuir para o aparecimento de vários problemas e sem falar dos malefícios trazidos para o nosso corpo. Portanto, é recomendável sempre ficar de olho naqueles produtos que são aconselhados para uso complementar a dieta. Outro alerta é para as famílias, pois os pais compram barras de cereais também pela sua praticidade e por acreditar ser um produto saudável para o filho levar para a escola ou afins, porém, como supracitado, o consumo desses produtos em longo prazo não trará bons frutos.
O ideal, para aqueles que procuram por uma alimentação saudável e prática, é fazer seus próprios alimentos. Na internet encontramos várias fontes que podem ser usadas como base para aprender fazer uma barra de cereal, pobre em açúcar, livre de gorduras más e nutritivas. Produza seus próprios alimentos, mas, se a prática na cozinha não for seu forte, não se desespere! As barras de cereais seriam para nos saciar e ser um lanche livre de muita caloria, e riquíssimas em fibras, não é mesmo? Portanto, a solução é fácil. Use as frutas como seu lanche, e para aumentar ainda mais a sensação de saciedade sugiro que acrescente grãos, cereais, farelos, como, aveia, chia, linhaça, enfim, o que você preferir.
Então, o que você acha ? Barra de cereal emagrece? Que tal pesquisar na internet e fazer a sua mesma ;)